6 filmes sobre os biomas do Brasil - Ymbu Agroflorestal

6 filmes sobre os biomas do Brasil

Convidamos você a fazer uma viagem pelo Brasil, por meio de seis filmes que retratam os biomas do território nacional.

Caatinga
Filme: Caatinga (Youtube)

Produzido pelo Projeto No Clima da Caatinga, executado pela Associação Caatinga, em parceria com a Clarear Imagens, o filme é um convite a pensar os problemas e alternativas de conservação da vegetação cearense. Mostrando que é possível uma relação de boa convivência entre o homem e o semiárido, o documentário mostra a mata branca com suas características, suas dificuldades e suas possibilidades.
Assista aqui.

Amazônia
Filme: Amazônia 3D

Dirigido pelo cineasta francês Thierry Ragobert, o filme mostra a aventura do macaco prego Kong. Nascido em cativeiro, ele é vítima de um acidente aéreo e luta pela sobrevivência na floresta amazônica. As imagens são incríveis, com flora e fauna apresentadas com riqueza de detalhes.
Assista aqui.

Pantanal
Filme: Planuras

Maurício Copetti mostra as transformações da paisagem a partir do ciclo das águas. Reunindo depoimentos e imagens que personificam as falas, o filme tem como personagem principal a própria paisagem.
Assista aqui.

Cerrado
Filme: Ser Tão Velho Cerrado

O documentário de André D’Elia mergulha nos impactos ambientais e suas consequências, reunindo especialistas, como cientistas, ambientalistas e engenheiros ambientais. Ruralistas, mineradores e moradores locais também mostram o seu ponto de vista sobre o tema.
Assista aqui.

Mata Atlântica
Filme: Mata Atlântica e os Ciclos da Vida

O filme mergulha na diversidade existente nesse ecossistema, mostrando como todos os seres que nele habitam interagem para formar um ambiente rico e único. A vida selvagem dos animais e a luta pela sobrevivência são os principais aspectos destacados pelos diretores Fernão Mesquita e Tulio Schargel.
Assista aqui.

Pampa
Filme: Dossiê Viventes – O Pampa Viverá (foto destaque)

Dirigido por Tiago Rodrigues, o documentário mostra a resistência da comunidade à implantação de uma mineradora de chumbo na parte mais preservada do bioma, no interior do Rio Grande do Sul. O medo da contaminação, da perda da identidade e da formação cultural do gaúcho e a ameaça a um projeto de desenvolvimento territorial sustentável e solidário uniram povos, municípios, cientistas, gestores, políticos e instituições com pluralidade, expressividade e consistência poucas vezes vista na história da luta ambiental e socioeconômica do país.
Assista aqui.