7 filmes para olhar para a Amazônia - Ymbu Agroflorestal

7 filmes para olhar para a Amazônia

Maior floresta tropical do mundo e maior bioma do Brasil, a Amazônia é um dos patrimônios naturais mais valiosos da humanidade. No entanto, vive um de seus momentos mais críticos, o que faz deste 5 de setembro, Dia da Amazônia, o mais importante dos últimos tempos.

Selecionamos sete filmes para quem tem interesse em voltar os olhos para este incrível pedaço do mundo, que é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático e a conservação dos recursos hídricos do Planeta.

Amazônia Eterna
Direção: Belizario Franca
(2012)

O filme expõe grandes equívocos e aponta possíveis caminhos para que a humanidade passe a enxergar a maior floresta tropical do mundo em suas várias camadas: social, política e econômica. São expostos nove projetos com propostas para o uso da floresta de maneira sustentável, mostrando como beneficiar diretamente a população local e promover parcerias economicamente vantajosas.

Em Amazônia Eterna, esta equação desafiadora é discutida por empresários, políticos, ambientalistas, economistas e populações indígenas e ribeirinhas – estes últimos os guardiões de modelos milenares de exploração da floresta sem impactos ambientais, herdeiros da generosidade da natureza, mas excluídos das estatísticas e políticas públicas básicas. O filme apresenta imagens impressionantes da floresta para exibir uma nova visão sobre as possibilidades de convivência harmônica entre a exploração da economia verde e a manutenção do ecossistema amazônico.

O filme recebeu diversos prêmios. Entre eles, o de melhor documentário no Brazilian Film & Television Festival of Toronto, em 2013.

Disponível na Amazon.

Será transmitido pelo canal Curta! neste sábado, 5 de setembro, às 22h30min.

Waapa
Direção: David Reeks, Renata Meirelles, Paula Mendonça
(2017)

O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza, são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.

Disponível no Videocamp.

O Brasil Grande e os Índios Gigantes
Direção: Aurélio Michiles
(1995)

O documentário narra a saga da tribo Krenakarore e retrata a violenta mudança no destino dos indígenas após seu contato com os “homens brancos”.  Há depoimentos do antropólogo Darcy Ribeiro, do economista Roberto Campos, do ex-presidente da Funai General Ismarth de Araújo, de indigenistas e jornalistas. Falam também os sertanistas Orlando e Cláudio Villas-Boas, os primeiros brancos a entrar em contato com os Krenakarore, que relatam sua busca pelos indígenas e posteriores esforços para preservá-los.

Disponível no Youtube.

O Povo Dourado Somos Todos Nós
Direção: Cecília Engels, Daniela Parente e Felipe Kurc
(2015)

Um conto tupi-guarani sobre a criação do mundo. Um maestro de uma orquestra de jovens alemães. Um encontro musical, social, cultural. O poder do mito e a transposição da barreira linguística através da música. Quando duas fases de uma mesma criação se encontram.

Disponível no Videocamp.

 

Baré Povo do Rio
Direção: Tatiana Toffoli
(2015)

Os Baré vivem ao longo do Rio Xié e alto curso do Rio Negro, na Amazônia. Oriundos da família linguística aruak, hoje falam o nheengatu, língua difundida pelos carmelitas no período colonial, e integram a área cultural conhecida como Noroeste Amazônico. O documentário acompanha os principais usos e costumes do grupo, e seus ritos ancestrais, como o dabucuri, ritual de troca, e o kariamã, ritual de iniciação para a vida adulta, no qual são repassados aos mais jovens conselhos e ensinamentos sobre como viver na floresta.

Disponível no Youtube.

Amazônia, da Impertinência à Conciliação
(2014)

Conheça os territórios protegidos criados para preservar a floresta, as unidades de conservação. Como funcionam, os benefícios que elas geram e as dificuldades para que cumpram a missão de manter a Amazônia em pé. E também, algumas atividades que já são feitas pelos moradores para gerar renda de forma sustentável. Baseado em auditoria coordenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com participação da pesquisadora do Imazon Elis Araújo.

Disponível no Youtube.

One Strange Rock
Direção: Darren Aronofski
(2018)

Série documentário narrada pelo ator Will Smith, contada pelo ponto de vista de astronautas que tiveram a oportunidade de ver o nosso planeta de fora e como isso mudou suas perspectivas. O objetivo da série é mostrar como a natureza está totalmente conectada e que a preservação do meio ambiente é uma só com a preservação da humanidade. Logo no primeiro episódio há uma explicação sobre o que são os rios voadores e a importância da Amazônia no nosso ecossistema.

Disponível no National Geographic.