Ymbu e Moréias: parceria sustentável - Ymbu Agroflorestal

Ymbu e Moréias: parceria sustentável

“Um ecossistema delicado em busca de seres humanos conscientes.” Assim é descrito o Moréias, em Camocim, no Ceará, e do qual a Ymbu é parceira. 

O complexo abrange quase 2 mil hectares, oferecendo uma ampla área de lazer, com um olhar totalmente voltado para o meio ambiente e a qualidade de vida.

O empreendimento oferece hospedagem em um espaço de natureza abundante e intocável, numa região que abriga 10 dos 12 biomas regionais e quase 2 quilômetros de rochas. O lugar é perfeito para prática de esportes aquáticos e atividades ao ar livre, como passeios a cavalo, motociclismo e pesca. 

Com sistema de esgoto, abastecimento de água e geração de energia próprios, o Moréias tem como objetivo crescer de forma consciente, cuidando do passado e do presente e protegendo o futuro.

Os pilares da sustentabilidade guiam o empreendimento, especialmente com a criação do Instituto Moréias, que visa apoiar o turismo sustentável, preservando a memória local por meio de projetos e iniciativas. Sempre construindo um senso de comunidade, apoiando artesãos locais e incentivando a produção tradicional.

Dentro do Moréias, o visitante vai encontrar o Rancho do Kite, o restaurante Zona do Vento, bangalôs desenvolvidos por Carlos Motta, DEF Arquitetura e Gui Mattos e o Projeto Sertões, de Zizi Carderari.

O espaço é dividido em Vila Moréias, que oferece uma experiência de simplicidade, diversidade e intercâmbio cultural, e o Fazenda Moréias, onde é possível ter contato com a natureza e a produção orgânica de alimentos e árvores.

A Ymbu faz parte do Moréias, oferecendo toda a sua expertise em plantio de árvores nativas.

“O que nos chamou atenção ao projeto Fazenda Moréias é a visão holística de seus idealizadores. É um empreendimento que visa a sustentabilidade em sua essência: conservação ambiental, progresso social e crescimento econômico caminhando juntos. Nós aqui na Ymbu compartilhamos a mesma perspectiva”, explica Mathias Lessmann, fundador da Ymbu.

Em 2020 e 2021, a Ymbu colaborou com o projeto produzindo mudas selecionadas em nosso viveiro e implementando os primeiros projetos paisagísticos em cinco chalés modelo. Em colaboração com o arquiteto paisagista Sérgio Santana, foram selecionadas mudas paisagísticas e espécies nativas, priorizando sempre a rusticidade e baixa demanda hídrica, para harmonizar com o bioma no local.

“Para o futuro, estamos produzindo diversas espécies nativas para enriquecer a natureza exuberante do lugar e pretendemos construir um espaço de experiência na própria Fazenda Moréias. A ideia é proporcionar ao público um contato maior com os processos da natureza, pois nós só conseguimos ter cuidado com aquilo que conhecemos”, completa Lessmann.