Ymbu: pioneira em CRF no Ceará - Ymbu Agroflorestal

Ymbu: pioneira em CRF no Ceará

Sempre buscando ampliar sua participação na construção de um futuro mais verde, a Ymbu Agroflorestal passa a operar também no mercado de Créditos de Reposição Florestal (CRFs). A empresa é pioneira dentro deste nicho no Ceará.

“A compensação ambiental no estado sofre com um problema sistêmico”, explica Mathias Lessmann, fundador da Ymbu. “É exigido que as empresas compensem supressões vegetais através de uma reposição florestal tradicionalmente feita através de plantios próprios. Trabalhar com florestas não necessariamente é a especialidade dessas empresas, que, pressionadas, se veem obrigadas a realizar uma atividade da qual não têm conhecimento técnico e em uma área onde existem poucos profissionais que possam providenciar uma consultoria efetiva. Sem contar a implementação. Existe uma escassez de mudas, tecnologias e conhecimento técnico para realizar plantios de qualidade no semiárido.”

A modalidade de Crédito de Reposição Florestal permite que as empresas compensem suas áreas suprimidas de uma forma mais rápida, mais barata e mais efetiva, adquirindo créditos equivalentes de projetos e empresas especialistas no setor florestal, de áreas já plantadas e provadas. “É um método que garante menor custo, mais eficiência no processo e uma compensação ambiental efetiva, estimulando empresas que estão focadas no mercado florestal, além de desobstruir processos complexos dos órgãos ambientais, oferecendo uma alternativa mais eficiente”, afirma Lessmann.

O lançamento da Ymbu Agroflorestal neste mercado ocorre com duas vendas já concretizadas para as empresas Apodi e Ecoenergia.

A primeira atua na produção de cimentos, pautando seus serviços no desenvolvimento sustentável – é a pioneira do Brasil a utilizar tecnologia Waste Heat Recovery (WRH) – e aderindo ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Já a Econergia é pioneira no mercado de energia solar no Nordeste, atuando dentro dos pilares da sustentabilidade. Em seus dez anos de mercado, a empresa já evitou a emissão de mais de 83 bilhões de quilos de CO2, o que equivale à retirada de mais de 83 mil carros das ruas ou ao plantio de mais de 500 mil árvores. 

“A jornada necessária para desenvolver essas transações iniciais no Ceará têm sido uma espécie de ‘prova de conceito'”, conta o fundador da Ymbu. “As vendas para Apodi e Ecoenergia, empresas que buscam cada vez mais se posicionar à frente do desenvolvimento sustentável, foram importantíssimas para abrir o precedente desse tipo de negociação. Hoje, existe um caminho mais claro para a compensação ambiental através da compra de Créditos de Reposição Florestal.”

O que são Créditos de Reposição Florestal

De acordo com o Código Florestal, a reposição florestal é a “compensação do volume de matéria-prima extraído de vegetação natural pelo volume de matéria-prima resultante de plantio florestal para geração de estoque ou recuperação de cobertura florestal” (Artigo 13 do Decreto nº 5.975/2006).

Seu objetivo é garantir um equilíbrio entre plantio e exploração de florestas, evitando o aumento dos índices de desmatamento no país.

A reposição florestal é obrigatória para empresas que utilizam matéria-prima oriunda de exploração de vegetação natural, detêm autorização para supressão de vegetação natural e/ou explorou vegetação sem prévia-autorização. Também se considera reposição florestal a recuperação ambiental imposta como condicionante para o licenciamento ambiental federal (artigo 7º, parágrafo único, da Instrução Normativa MMA nº 06/2006).

Os Créditos de Reposição Florestal (CRFs) são títulos que representam o volume de matéria-prima resultante do plantio florestal para geração de estoque ou recuperação da cobertura florestal.

Os créditos de reposição florestal são emitidos aos proprietários de terras que realizam plantio florestal de modo adequado e voluntário e podem ser vendidos para agricultores que precisam cumprir a reposição florestal. Seu uso permite que a obrigação seja realizada de maneira eficiente.

CRFs da Ymbu

Ao adquirir Créditos de Reposição Florestal na Ymbu, o cliente tem a oportunidade de colaborar com a preservação da maior área de proteção ambiental do Ceará.

“Os Créditos de Reposição Florestal da Ymbu são provenientes de plantios certificados feitos pela própria empresa em sua propriedade, utilizando apenas espécies nativas do Bioma Caatinga, com respeito ao meio ambiente e empregando mão de obra local”, ressalta Lessmann.

Localizada aos pés do Maciço de Baturité, a Ymbu é cercada por biomas da Mata Atlântica, Mata Seca e Caatinga, com uma biodiversidade exuberante.

Desenvolvendo projetos de reflorestamento em sistemas agroflorestais e recomposição de áreas degradadas, o foco da Ymbu está na produção de mudas e desenvolvimento de técnicas de plantios florestais de qualidade, seguindo os pilares da sustentabilidade – social, ambiental e econômico. O propósito é difundir o setor florestal, trazendo ferramentas e soluções tanto para reflorestamentos comerciais como para recuperação e enriquecimento de áreas degradadas.